quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Educação Ambiental é a construção individual e coletiva de valores, conhecimentos e atitudes voltados para a conservação do meio ambiente, essenciais à uma vida com qualidade e sustentável, seja em caráter formal ou não formal.
Cabe ao Poder Público definir políticas públicas ambientais e promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino. E cabe à sociedade disseminar informações e práticas educativas sobre o meio ambiente, previnindo, identificando e ajudando a solucionar os problemas ambientais em suas comunidades.
A Educação Ambiental deve ser democrática e participativa, deve considerar o meio ambiente e suas inter relações, sempre pautando-se na sustentabilidade e respeitando a pluraridade e a diversidade cultural da sociedade.
Como principal objetivo, a Educação Ambiental deve promover uma compreensão integrada do meio ambiente e suas complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, econômicos, culturais, científicos, éticos e sociais.
O poder público, as entidades privadas e as organizações não governamentais devem incentivar a participação responsável da sociedade na preservação ambiental, tendo a defesa da qualidade ambiental como valor de cidadania e princípio ético.
As atividades de Educação Ambiental em entidades públicas e privadas devem envolver ações de capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de estudos e pesquisas e produção e divulgação de materiais educativos. O objetivo final dessas ações é incorporar a dimensão ambiental na formação dos profissionais de todas as áreas, capacitando-os para a gestão ambiental.
As questões ambientais, na esfera da Educação Ambiental, devem ser abordadas de maneira multi e interdisciplinar, levando em conta as iniciativas e experiências locais e regionais, incorporando metodologias que permitam a rápida difusão e fácil assimilação do conhecimento por toda a sociedade.
A Educação Ambiental é, portanto, um instrumento de conscientização e mobilização social em prol de um mundo sustentável, capaz de proporcionar qualidade de vida para várias gerações futuras.

Um comentário:

  1. Videos on YouTube - Videosl
    (videosl) Videosl.com Videosl.com Videosl.com Videosl.com Videosl.com free youtube to mp3 Videosl. (videosl) Videosl.com Videosl.

    ResponderExcluir